quinta-feira, 30 de abril de 2009

2009: 50 anos de Libertadores!!!

No início dos anos 90, quando o São Paulo conquistou o bicampeonato da Libertadores (e mundial), parece que finalmente os brasileiros abriram os olhos para o torneio de clubes mais importante do continente.

Apesar dos títulos do Santos do rei Pelé, do Flamengo e do Grêmio antes de 92, é inegável que só nos apaixonamos pela "Liberta" após as conquistas do tricolor paulista de Telê Santana.

Em 2009, os clubes brasileiros estão se mostrando os mais fortes do continente. A única equipe que pode complicar (de novo) é o Boca Juniors. Claro que imprevistos acontecem e existem outras euqipes boas, como Libertad e Nacional, mas o favoritismo brasileiro é claro.
A recém eliminação do River Plate mostra a queda do futebol argentino, o que parece uma boa notícia para os times do Brasil. Com as cinco equipes brasileiras nas oitavas-de-final o sonho de mais uma conquista para o "país do futebol" é ainda maior.

Conclusão
O retrato da edição de 50 anos da Libertadores é bem diferente dos primeiros anos, quando clubes uruguais e argentinos faziam a hegemonia do torneio (salvo, é claro, as conquistas do Santos de Pelé).

Hoje, os times brasileiros almejam a Libertadores e a conquistamos com nossos melhores clubes nos últimos 17 anos. Gostaria que isso fortalecesse nossos clubes e convencendo nossos futebolistas a atuarem pelos times do Brasil ao invés de irem para Turquia, Ucrânia, Arábia...

Um comentário:

Francisco disse...

É verdade, mas ainda demorou para os times acordarem, depois do título do SPFC. O meu irmão tava contando q, em 1995, (mesmo 3 anos depois do título do SP) o Palmeiras (treinado por Luxemburgo) entrou com o TIME RESERVA contra o Grêmio, na segunda fase, huahauhau! Se não me engano o W. Mancini ainda jogava no Grêmio (ele até contou a história recentemente). O Luxa priorizou o Paulistinha ao invés da Libertadores, hauhaua!

Esse ano a competição está a mais fraca dos últimos tempos. Antigamente Peñarol e até times como Velez Sarsfield (onde foi parar?) assustavam. Hj os times estão quebrados, fracos...

T+

Leia Também

Os internautas também curtiram