terça-feira, 22 de setembro de 2009

Patrocinando um clube

Se você deseja investir pesado em publicidade deveria pensar em patrocinar alguns clubes europeus. Sem dúvidas isso vai alavancar sua marca, principalmente na mente dos mais jovens.

Claro que o investimento não é baixo, mas com certeza você vai poder sonhar com alguns prêmios "Top of Mind" por aí.

Se você deseja começar investindo baixo, poderia escolher um clube francês ou alemão. Você pode até achar que os clubes destes países não fazem parte do topo mundial, mas o mercado sim, por isso, o retorno pode ser mais satisfatório que o imaginado.

A Adidas acaba de renovar seu comntrato com o heptacamepão francês Lyon. Para isso, terá que investir cinco milhões de Euro por ano durante dez anos.

O Bochum, da Alemanha, renovou com uma rede de supermercados e receberá cerca de 2,1 milhões de Euro por ano, por dois anos. Bem menos que o principal clube alemão, o Bayern de Munique, que recebe 19,7 milhões de Euro por temporada da T-Home.

Apostando alto
Agora, se o objetivo é investir no mercado espanhol, você pode apostar no Sevilla do atacante (em super ascenção) Luis Fabiano. Para isso, terá que desembolsar aproximadamente 2.8 milhões de Euro, valor pago pelo patrocinador atual, 12bet.

Já para patrocinar clubes realmente de ponta como Juventus, Arsenal ou Liverpool, multiplique estes valors por até 10 vezes mais. O Liverpool, por exemplo, receberá o recorde de 22,5 milhões de Euro por temporada da Standard Chartered Bank.

O Manchester United, clube mais bem pago por anúncio nas camisas, recebe 23 milhões de Euros da AIG. Clubes como Milan, Chelsea e Arsenal recebem entre 10 e 15 milhões de Euros por ano.

Curiosamente um dos clubes mais bem pagos do mundo por anúncio na camisa é o Schalke 04, que recebe pouco menos de 20 milhões de Euros por ano.

No Brasil
Investir em clubes brasileiros não é tão barato quanto se pensa. Sabendo que grandes clubes europeus recebem uma faixa de 10 a 15 milhões de Euros, pensamos que Palmeiras, São Paulo ou Flamengo estariam muito abaixo, recebendo muito menos.

Segundo matéria publicada no Estadão, no fim do ano pasado, patrocinar os grandes clubes daqui custa entre 5 e 8 milhões de Euros por ano.

O Palmeiras, que mais recebe por anúncio no uniforme, recebe aproximadamente 19 milhões de reais da Fiat e mais R$ 3,5 milhões da Suvinil. Convertendo para Euros (numa cotação de R$2,7), chegamos a 8,3 milhões de Euros (salvo engano de minha parte).

Outros grandes clubes do Brasil como Corinthians, São Paulo e Flamengo recebem uma média de 14 ou 15 milhões por anos de seus principais patrocinadores, fazendo a conversão, cerca de 5 ou 6 milhões de Euros por anos.

Invista
Agora que você já tem uma base de quanto custa anunciar nas camisas mais vendidas e assistidas do mundo, faça um estudo e pense onde pretende investir seus próximos trocados.

Uma coisa é certa, sua marca ganhará notoriedade rapidamente e logo será uma das mais lembradas no mundo.

Nenhum comentário:

Leia Também

Os internautas também curtiram