quinta-feira, 29 de maio de 2014

Candidatos à decepção da Copa

Faltando duas semanas para a Copa do Mundo 2014, seria muito clichê escrever sobre quais os favoritos para a Copa, então resolvi fazer o oposto: escrever sobre quais seleções podem decepcionar na Copa 2014, no Brasil. Evidente que uma decepção será do Grupo D, pois Uruguai, Itália ou Inglaterra será eliminado na primeira fase, o que é lamentável. Holanda e Bélgica são outras equipes que eu colocaria em minha lista, que segue.

No grupo A, o grupo da seleção Brasileira, a maior decepção, que não seria tão grande assim, confesso, deve ser os Camarões. Para quem acompanhou a Copa de 90 e 86, ver um time de Camarões tão fraco é decepcionante. Garantindo o Brasil com uma das vagas, México e Croácia disputam a segunda vaga do grupo, mas seja quem for, não deve ir mais longe que as oitavas-de-final.

No grupo B, que tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália, arrisco dizer que a Holanda pode decepcionar. Logo de cara enfrenta a Espanha, que é a favorita do grupo. No terceiro jogo, a 'laranja mecânica' enfrenta o Chile em São Paulo. Não seria loucura cogitar que o Chile chegue a este jogo precisando de um empate para se classificar. Mesmo que o Chile precise vencer a Holanda, também não acho um resultado tão impossível assim, talvez seria se a Copa não fosse na América do Sul.

No grupo C, a cabeça de chave, Colômbia, pode decepcionar novamente, como em 94. Embora minha preferência pessoal seja pela classificação de Colômbia e Costa do Marfim, acho que a retranca da Grécia pode garantir a vaga dos gregos, assim Colômbia e Costa do Marfim disputariam a segunda vaga, pois o Japão deve ser coadjuvante do grupo.

No grupo D, uma decepção está garantida. Para muitos a Inglaterra deve ser eliminada na primeira fase, no entanto, não estou muito confiante no Uruguai. Eu até gostaria que fossem campões, mas a verdade é que vivem à sombra da equipe semifinalista de 2010 e campeã das Américas no ano seguinte. Uma geração desgastada e que não apresenta bons resultados de um ano para cá. O interessante é que, na minha visão, a Inglaterra tem um time que já foca a Eurocopa, com muitos jogadores jovens. Parece que os próprios ingleses desconfiam de sua atuação em terras tupiniquins.

Dentre os grupos E e F, não acredito que possa existir decepções. Já no Grupo G, existe uma chance de Portugal decepcionar. Os lusitanos enfrentam os alemães no primeiro jogo e seria normal serem derrotados. Depois, encaram os norte-americanos em Manaus. Há uma possibilidade de sucumbirem ao clima e serem surpreendidos pelos ianques, sendo eliminados ainda na primeira fase.

Para finalizar, analisando os times do grupo H, acho que a Bélgica pode ser a decepção. Assim como a maioria até acho que os belgas têm uma geração fenomenal, com todos os setores equilibrados e podem até acabar entre os oito melhores da Copa de 2014. Por outro lado, quando falam desta Bélica me lembro da Colômbia de 94. Uma geração acima da média, para muitos a melhor da história dos respectivos países. Ambos caíram em grupos sem aparente complicação. Apresentam resultados 'pré-Copa' empolgantes. Por tantas coincidências, só falta a Bélgica sair na primeira fase. Ainda que passe, nas oitavas deve encarar um time mais forte do grupo G. Sair nas oitavas-de-final não seria um vexame histórico, mas certamente teria um gostinho de frustração para este elenco.

Nenhum comentário:

Leia Também

Os internautas também curtiram