quarta-feira, 18 de junho de 2014

Semelhanças entre o Brasil de 2014 e a Alemanha de 2006

Assim como ocorreu com a Alemanha em 2006, o Brasil é anfitriã da Copa do Mundo e é apontada como um dos favoritos somente por este fator, pois pelo futebol apresentado e pelo histórico das últimas duas Copas, não seria tão favorita se o torneio fosse em outro país. Em 2006, a Alemanha também apresentou uma seleção com novidades e que, no fim das contas, comemorou o terceiro lugar.

Outra semelhança que pode ser visto como uma das curiosidades da Copa, é que a Alemanha havia sido eliminada nas quartas-de-final nos dois torneios anteriores, 2002 e 1998, assim como o Brasil foi eliminado nesta mesma fase em 2010 e 2006. A diferença é que o Brasil foi campeão há três Copas. Quando sediou a Copa do Mundo, a Alemanha havia conquistado o último título há quatro Copas. Foi campeã em 90.

Na primeira fase, a Alemanha não teve nenhum grande desafio e passou de fase com vitórias apertadas. O primeiro grande desafio foi contra a Argentina nas quartas, quando os europeus venceram nos pênaltis. Na semifinal caiu diante da Itália, que seria a campeã daquela competição.

Podemos dizer que naquela ocasião, a Alemanha chegou até a semifinal graças a um futebol motivado pelos torcedores. Da mesma forma, hoje, a torcida brasileira pode ser vista como o grande diferencial a favor da seleção de Felipão.

Para o brasileiro, ser eliminado na semifinal seria um desastre, mas se isso acontecer, provavelmente, o tempo nos mostrará que, de fato, era essa o potencial deste esquadrão. Pode chegar ao título, neste caso, certamente, o fator 'casa' será o grande responsável por isso.

Nenhum comentário:

Leia Também

Os internautas também curtiram