terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pena que o Brasil conquista títulos e a Inglaterra não

O futebol inglês é um do mais organizados do mundo, se não for "o" mais organizado, no entanto, isso não tem se refletido em títulos para a seleção inglesa, o que acho uma pena, pois isso só deixaria mais claro como a organização e profissionalismo refletem em bons resultados para a seleção de um país. Por outro lado, o Brasil, apesar da CBF, segue vencendo torneios internacionais.

É inegável o fortalecimento da Liga Inglesa e suas equipes apos a formação da Premiership nos anos 90, podemos ver, por exemplo, que mesmo as equipes de segunda divisão possuem administração e até estádios melhores que os clubes da primeira divisão de muitos países, inclusive do Brasil. Hoje podemos dizer que temos bom estádios, mas isso só deve, claro, à Copa do Mundo, e não ao empenho da CBF e seus clubes filiados.

Vamos voltar a falar de seleções. Ainda bem que a Copa do Mundo 2014, no Brasil, foi vencida pela Alemanha, pois seria terrível para o nosso próprio futebol se o Brasil levantasse o caneco, nos daria uma falsa ilusão de que está tudo bem. Aliás, um dos maiores lamentos que tenho em relação à seleção brasileira foi o título de 2002. Naquela época eu já discordava de muita coisa da CBF e da não convocação de Romário. No fim das contas, o Brasil ganhou e tudo "estava uma maravilha".

Se tanto ressaltamos o futebol alemão, também seria justo enaltecer os esforços do futebol inglês.. Mas a seleção inglesa insiste em fracassar nos torneios internacionais. Vale lembrar que em 2008 sequer se classificou para a Euro, foi eliminada no grupo que se classificaram Croácia e Rússia.

Em Copas do Mundo, a Inglaterra segue sem obter êxito contra equipes tradicionais. Já foi eliminada por Brasil, Alemanha e Argentina, sem falar de Portugal em 2006. Para piorara, nem passou da primeira fase da Copa do Mundo 2014, no Brasil.

Na Euro, a equipe também segue sem chegar, pelo menos, à semifinal. A última vez que a Inglaterra chegou à semifinal da Euro foi em 1996, quando foi sede; caiu diante da Alemanha, que conquistou o título mais tarde, nos pênaltis.

Talvez a grande sina a ser vencida pela seleção inglesa seja a de começar a conseguir vencer os times tradicionais. Para chegar a um título europeu ou mundial é inevitável ter que vencer Alemanha, Brasil, Itália, Argentina ou França, equipes que a Inglaterra não derrota nestes torneios.

Entre a CBF e a federação inglesa de futebol, eles mereciam resultados mais positivos que os nossos, mas isso não ocorre, e a CBF continua em sua redoma de vidro achando que é "o Brasil que deu certo".

Nenhum comentário:

Leia Também

Os internautas também curtiram